A reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica desta terça-feira, 14 de abril, foi iniciada com a menção do falecimento do subeditor do CanalEnergia, Oldon Machado, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 13 de abril. O diretor-geral, André Pepitone, classificou Machado como um competente jornalista e relembrou sua passagem pela Assessoria de Comunicação da Empresa de Pesquisa Energética. “Ficamos comovidos ao saber do falecimento. Transmitimos aos familiares e amigos nossos profundos sentimentos pela grande perda do setor elétrico”, disse.

No final da tarde de segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Energética, onde Oldon Machado trabalhou de 2005 a 2013, também emitiu nota de pesar, em que ela e seus colaboradores lamentam a perda e enviam condolências aos amigos e familiares. De acordo com o presidente Thiago Barral, a passagem do Oldon pela EPE foi muito valiosa para o fortalecimento do diálogo da empresa com a sociedade. “Todos nós sentimos profundamente essa perda de um grande amigo da EPE’, lamentou.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico também se pronunciou sobre o falecimento do jornalista. “O setor perdeu um profissional extremamente hábil com as palavras e que estava sempre com um sorriso no rosto e um ombro amigo para dividir com os colegas”. O ONS lembrou a carreira de Machado e seu amor pelo Flamengo. E completou: “O ONS agradece todo o comprometimento do profissional e se solidariza com a família pela perda desta pessoa maravilhosa e que, com certeza, deixará saudades”.

Além desses órgãos, empresas, agentes e associações do setor se manifestaram entre ontem e hoje sobre a perda do nosso companheiro. Todos falaram sobre seu caráter, conhecimento do setor e seu papel de destaque na mídia especializada. Oldon Machado lutava contra um câncer. Ele tinha 43 anos e era formado pela PUC-RJ com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração. Ele deixou mulher e filho.

(Nota da Redação: Matéria atualizada às 19:00 do dia 14 de abril de 2020 para inclusão do posicionamento do ONS).