A superintendência de fiscalização dos serviços de geração da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu liberar a unidade geradora UG4 da termelétrica Porto do Sergipe I, de posse da Celse, para início da operação comercial a plena potência de 517,468 MW, revogando a decisão anterior que limitava a capacidade operacional da unidade em 445 MW. A decisão foi publicada nessa quarta-feira, 15 de abril, no Diário Oficial da União, por meio do despacho nº 1.039.
A Aneel também restabeleceu a operação de 14 unidades geradoras da UTE Palmeiras de Goiás (175,5 MW), somando 23,6 MW de capacidade instalada pela empresa Central Energética Palmeiras, informa o despacho nº 1.051 no DOU desta quarta-feira (15). As UGs 3, 8, 9 e 50 estavam inoperantes desde 30 de janeiro deste ano, tendo sido suspensas na época por estarem com severas avarias. As outras não apresentavam condições de operação já a bastante tempo, devido a um evento catastrófico ocorrido em 2014, onde a fiscalização constatou práticas de manutenção e operação não prudentes da empresa Celulose e Papel de Pernambuco (Cepasa).
Complexo Solar é aprovado no Piauí
No Piauí, a elétrica Celeo Redes Brasil recebeu o aval do órgão regulador para iniciar a operação comercial de seis plantas de geração do Complexo Solar São João do Piauí, num total de 152,8 MW de capacidade instalada entre 104 unidades produtoras.
A Agência também aprovou a térmica Estirão do Equador-CGA, envolvendo duas unidades e 630 kW de potência instalada no município de Atalaia do Norte, no Amazonas. A UTE pertence ao consórcio formado pela Bio Fuels e Amazonbio – Indústria e Comércio de Biodisel da Amazônia.
No Rio Grande do Norte, mais 28,9 MW eólicos para testes
Outro provimento no dia foi para as centrais eólicas Vila Paraíba I (6,9 MW) e Vila Sergipe I (20 MW), localizadas em Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, e que poderão testar respectivamente dois e cinco aerogeradores, totalizando 28,9 MW. A CGH Aliança também poderá operar em regime de testes duas turbinas de 920 kW, perfazendo 1,8 MW em Jataí, Goiás.