O setor elétrico perdeu na última quarta-feira (15) o engenheiro eletricista e mestre em Sistemas de Potência pela Coppe/UFRJ, Juarez Castrillon Lopes. Conhecido pelo seu jeito alegre e sempre solícito, Lopes lutava há 27 dias contra uma infecção da Covid-19. Com longa e bem-sucedida trajetória no setor, foi responsável pela implantação da linha de corrente contínua de Itaipu, a primeira do Brasil, além de ter idealizado a base de dados anemométricas AMA, usada para estudos de integração de energias renováveis. Atuava até então como Assessor do diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, com quem já havia trabalhado anteriormente na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
“Ele era dessas pessoas raras de quem tive a honra e o privilégio de desfrutar de uma amizade sincera, leal e desinteressada. Pessoalmente, sinto muitíssimo essa perda, pelo profissional competente que era e pelo amigo especial de muitos anos”, expressa Guerreiro, lembrando também do jeito especial que o amigo tinha de tratar a todos, tornando-se rapidamente muito querido pelos colegas. “Quero guardar dele as melhores lembranças, a educação, a honestidade, a lealdade, o bom humor”, complementa.
Juarez também trabalhou por 21 anos em Furnas, passando pelos Departamentos de Estudos de Planejamento da Transmissão, Planejamento da Operação e Estudos de Planejamento da Expansão da Geração. Também esteve atuando pela Eletrobras e pelo Procel, além de ter lecionado os cursos de Administração e Contabilidade da Universidade Veiga de Almeida.
Botafoguense de coração, era casado e deixa três filhos. Ao longo do dia de ontem, diversos colaboradores do Cepel e outros colegas deixaram seus sentimentos à família e amigos, prestando homenagens nas redes sociais.
“Justo agora que formávamos uma equipe, com muita transparência e união. Ele era um ser iluminado, sempre amigo e disposto a alegrar a todos nós, a qualquer hora, devendo ser lembrado por isso. Não existia tristeza ao seu lado”, disse Luis Marcello Bulle Chipp, assessor da Diretoria Geral.