A fabricante de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos BYD foi credenciada pelo BNDES para adquirir, através do Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial), chassis de ônibus 100% elétricos e baterias de fosfato ferro lítio para VEs, configurando um importante incentivo para a competitividade da multinacional chinesa dentro do mercado brasileiro.

O Finame é um financiamento voltado para aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação. Dentro do programa, empresas podem financiar até 80% do valor do ônibus 100% elétrico, em um prazo de até 10 anos, com 2 anos de carência. Os 20% de entrada, podem ser divididos em 8 parcelas trimestrais. Os equipamentos enquadrados no Finame foram: bateria refrigerada para ônibus padron elétrico piso baixo D9W e chassis piso baixo 12,5m propulsão elétrica – D9W.

Com a inclusão, a fabricante passa a negociar em igualdade de condições com os ônibus a diesel, que já são enquadrados nesta linha de crédito. “O Finame é muito importante para que empresas do setor possam financiar a juros mais baixos os ônibus 100% elétricos. A tecnologia limpa, sustentável e de baixo custo de manutenção tem sido muito procurada, mas o investimento esbarrava na falta de política de financiamento atraente. Acreditamos que este será um marco para a introdução do ônibus elétrico no País”, afirma o Diretor da Divisão de Ônibus da BYD do Brasil, Marcello Von Schneider.

Segundo o executivo, os veículos também poderão se tornar alternativa econômica em meio à crise que se vislumbra. Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. Na comparação com o diesel, o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel. Além disso, o número reduzido de peças também reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.

A BYD Brasil possui desde 2015 uma fábrica de produção de chassis 100% elétricos, instalada em Campinas e desde então iniciou a nacionalização de componentes. A unidade tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo expandir a fabricação para até 1.440 ao ano.  Em 2020, a companhia anunciou que irá abrir sua terceira fábrica, em Manaus, voltada para a fabricação de baterias de fosfato ferro lítio que além dos ônibus e outros veículos 100% elétricos, podem ser utilizadas também em equipamentos de armazenamento de energia.

Hoje, Campinas já conta com 14 ônibus elétricos da empresa rodando desde 2018 e São Paulo está com 15 veículos em operação desde novembro passado. Além destas duas cidades, Bauru, Brasília, Maringá, Santos e Volta Redonda também já possuem a novidade entre suas frotas.