Cepel apresenta nova diretoria de P&D e Administração e Finanças

Engenheiro Mecânico Maurício Barreto Lisboa assume área de inovação e a contadora Consuelo Garcia entra para o Centro após passagem por Furnas

O Cepel oficializou na última quinta-feira (23) a posse do novo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, engenheiro mecânico Maurício Barreto Lisboa, e da nova diretora de Administração e Finanças do Centro, contadora Consuelo Garcia. Os dois passam a integrar a Diretoria Executiva da instituição junto com o engenheiro de produção Amilcar Guerreiro e com o engenheiro eletricista Orsino Borges de Oliveira Filho.

Há 33 anos no Centro e há seis como chefe do Departamento de Laboratórios do Fundão, Maurício ressalta que a novidade, mais do que um grande desafio, é motivo de grande orgulho. “Como maior centro de pesquisas em energia do Hemisfério Sul e o histórico de atuação destacada em todas as camadas setoriais, há uma responsabilidade muito grande em seguir com todo o desenvolvimento de soluções para auxiliar na garantia da confiabilidade da operação do sistema elétrico”, comenta, destacando também a continuidade do mapeamento de novas oportunidades e formas de atuação no campo da inovação.

O novo diretor de P&D+I ocupará o lugar do engenheiro eletricista Raul Balbi Sollero, que aderiu ao último Plano de Desligamento Consensual (PDC), e se aposenta no final deste mês, depois de dedicar toda sua vida profissional a entidade, onde ingressou como bolsista e foi admitido como pesquisador. Sollero foi chefe do Departamento de Automação de Sistemas e esteve à frente da Diretoria de Pesquisas por mais de três anos.

Com experiência na área de gestão em passagens por Furnas e outras transmissoras, Consuelo Garcia afirmou que ingressa no Centro “com o objetivo de contribuir para uma gestão moderna e eficiente, pautada na ética e comprometida com a sustentabilidade empresarial, de forma que se possam vencer os desafios dos cenários que se avizinham”.