O Operador Nacional do Sistema Elétrico passou a utilizar uma nova versão do modelo Dessem a partir do último domingo, 26 de abril. Essa alteração deve-se à identificação de necessidades de correções pontuais de implementação e impressão de relatórios na versão 19.0.5, que estava em vigor na Programação Diária da Operação pelo ONS e no cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças sombra pela CCEE.
Em comunicado o ONS apontou como destaque a necessidade de aumento na dimensão do total de equações de fluxos de controladoras das restrições de segurança elétrica lineares por parte (LPP) para adequação às configurações atuais da rede elétrica. A correção na formulação da estimativa do CMO para casos com rede elétrica, considerando as variáveis duais das equações de demanda por ilha elétrica e correção na alocação de geração elétrica em uma barra pertencente a uma ilha elétrica sem barra de referência.
A nova versão é a 19.0.10, gerada pelo Cepel, que contém os ajustes necessários. No dia 22 de abril, explica o ONS, foi aprovado o Relatório de Validação dessa versão. O relatório foi encaminhado à Aneel informando o uso desta versão para as atividades acima listadas.