Siemens assina acordo de O&M para complexo eólico no RS

Contrato de 48 meses com a ADS Energia prevê a gestão inteligente do parque Corredor dos Senandes, com início programado para maio

A Siemens Energy firmou um contrato de 48 meses com a ADS Energia para a manutenção e operação do Complexo Eólico Corredor dos Senandes, localizado na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O acordo, que marca a entrada da multinacional alemã no segmento de O&M em geração eólica, contempla soluções de digitalização direcionadas à gestão inteligente de energia da planta, por meio da integração com o seu Centro de Operação Remoto, localizado em Jundiaí.

Com início em maio deste ano, o contrato prevê a gestão de subestações, linha de transmissão e bay de conexão, com suporte técnico local e engenharia de backoffice remota, além do monitoramento avançado por meio de ferramentas móveis que fornecem transparência em tempo real sobre a produção do empreendimento, que prevê potência centralizada de 108 MW entre 40 aerogeradores dispostos em área total de 2.263 hectares.

Todo o escopo de atuação foi desenvolvido em cocriação com a ADS, levando em conta as necessidades técnicas e comerciais da empresa para desenhar um portfólio de soluções totalmente customizado que impulsione sua competitividade no mercado e no atendimento a todos os requisitos de produção. “Este acordo é extremamente estratégico, pois além de servir de referência nacional em projetos de geração de energia eólica, possibilita um aumento da base instalada da Siemens Energy na região sul,” afirma Felipe Sala, Gerente Executivo da Área de Serviços da Siemens Energy no Brasil.

Thadeu Silva, Diretor Presidente da ADS ER, mostrou-se satisfeito com o resultado do BID para contratação dos serviços de O&M, afirmando que a Siemens saiu vencedora em uma disputa bastante acirrada com empresas de renome do mercado eólico nacional. “Acreditamos que parceria que acabamos de firmar maximizará a confiabilidade operacional de nossos equipamentos, corroborando para a superação dos resultados e desafios em nosso empreendimento,” avalia.