A RGE terminou as obras de ampliação na Subestação Três de Maio, que recebeu um novo módulo de entrada de linha 69 kV e o lançamento do segundo circuito na Linha de Distribuição Santa Rosa 1 – Três de Maio. As ações contaram com um aporte de R$ 3,6 milhões e beneficiam 12 mil clientes das cidades de Três de Maio, São José do Inhacorá e Alegria, no noroeste gaúcho.

Segundo a concessionária, a implantação do novo módulo de conexão de linha e o segundo circuito, com 10,4 quilômetros de extensão, possibilita a realização de manobras de carga de forma rápida, através de comandos remotos a partir do Centro de Operações Integrado – COI, de modo que a energia chega aos clientes por outro caminho quando uma das linhas apresentar qualquer problema ou mesmo quando houver a necessidade de desligamento programado para manutenção.

Para o Gerente de Engenharia da RGE, Roberto Pressi, este é um investimento que impacta diretamente na qualidade do serviço da empresa, deixando a rede elétrica mais moderna. “Um conjunto de equipamentos que irá operar os circuitos em separado, fazendo com que, por exemplo, os clientes abastecidos por uma determinada linha tenham energia elétrica normalmente, ainda que um dos circuitos tenha que ser desligado por qualquer motivo”, resume Pressi.

Com esta obra, que integra o Plano de Flexibilização da Alta Tensão da RGE, a subestação agora passa a contar com alimentação dupla, oferecendo maior robustez e estabilidade ao sistema. O Consultor de Negócios da RGE, Rodinei Gerardon, ressalta que a iniciativa é uma obra significativa para a região “Estas ações possibilitam uma maior interligação entre as subestações que atendem a região e, em caso de qualquer desligamento, permitirão que a energia seja restabelecida em menos tempo”, destaca.