Com o objetivo de aumentar a segurança do Sistema de Transmissão de Itaipu, técnicos e engenheiros da Gerência de Produção Paraná de Furnas estão realizando a troca de transformadores de corrente (TCs) na Subestação, informou a companhia na última segunda-feira (4) A substituição dos equipamentos cumpre compromisso assumido junto à Aneel e contou com acertos com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a programação das intervenções.
No planejamento foram indicadas seis etapas de substituição dos TCs, começando pelos equipamentos do vão nº 3, segundo premissas de segurança. Oito novos TCs já chegaram à subestação e os três primeiros foram trocados na última semana. No total serão substituídos 48 TCs na SE Foz de Iguaçu.
O gerente de Produção Paraná, Fabio Valentim, disse que as equipes técnicas estão trabalhando em ambas as frentes da subestação, em Corrente Contínua com o estudo do sistema de eletrodos, e na parte de Corrente Alternada com a troca dos TCs. “Gostaria de agradecer a seriedade e o comprometimento de toda a equipe no trabalho e nas ações de prevenção em meio à Covid-19”, destacou.
A rede de transmissão da estatal que escoa a energia da hidrelétrica de Itaipu é formada por cinco linhas de transmissão, que cruzam 900 km desde o Estado do Paraná até São Paulo, transmitindo 90 milhões MWh por ano, cerca de 17% da energia consumida pelo Brasil. Este sistema possui três linhas em corrente alternada 750 kV e duas linhas em corrente contínua ± 600 kV, necessárias para contornar o problema de diferentes frequências utilizadas por Brasil e Paraguai.