Élbia Gannoum assume vice-presidência no GWEC

Executiva terá mandato de dois anos no conselho que representa globalmente o segmento de energia eólica

A presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum, foi eleita na última quarta-feira (6) para a vice-presidência do Conselho Global de Energia Eólica. Ela já ocupava a função de conselheira e agora vai cumprir um mandato de dois anos como representante de todas as associações do setor no GWEC, que tem também um vice-presidente indicado pela indústria de equipamentos.

A indicação representa, segundo Élbia, a formalização do papel relevante do Brasil no fórum que representa a fonte em todo o mundo. “O Brasil é um dos países que mais cresce em energia eólica, e esse ano alcançou a sétima posição em capacidade instalada. É líder na América Latina e no Caribe e, efetivamente, já exerce esse papel de liderança”, afirmou à Agência CanalEnergia.

No último dia 8 de março, a presidente da Abeeólica foi escolhida para ser a embaixadora global pelo Brasil no WomeninWind Global Leadership Program, parceria do GWEC com a Rede Global de Mulheres para a Transição de Energia (GWET). Ela faz parte de um grupo de oito embaixadoras globais que atuam como interlocutoras no tema transição energética com os setores público e privado e a mídia, abordando a a diversidade de gênero no contexto de cada mercado.

No ano passado, Élbia recebeu o o Prêmio “C3E – Clean Energy Education & Empowerment – Woman of Distinction Award”, conferido pelo Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia. A premiação é um reconhecimento a mulheres que se destacam na indústria de energias limpas no mundo.