Na semana em que completa um ano de existência, a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – Abren assumiu a representação brasileira da autoridade de Pesquisa e Novas Tecnologias de Tratamento Térmico (Waste-to-Energy), figurando entre os países parceiros do Conselho Global de Pesquisa e Tecnologia de Waste to Energy (Global WtERT Council), com sede nos Estados Unidos e presença em diversos países do mundo.

A Waste to Energy Research and Technology (WtERT) é uma rede mundial de pesquisadores, consultores, universidades, empresas e associações de tecnologia WTE, cuja missão é identificar e promover as melhores tecnologias para a produção de energia ou combustíveis a partir de resíduos sólidos urbanos e outros resíduos industriais, agrícolas e ou florestais. Entre os membros nacionais, alguns países podem ser representados por uma ou mais universidade, instituição de pesquisa ou entidade associativa.

Mais de um bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos são aterrados a cada ano e quase 80% dos aterros do mundo não estão equipados sequer para capturar gás do lixo, ou impermeabilização adequada para proteger as águas superficiais e subterrâneas da contaminação. O objetivo da Global WtERT é mudar este cenário, oferecendo tecnologias para melhorar a gestão de resíduos ao redor do planeta.

A partir da decisão do Global WtERT Council, o presidente da Abren, Yuri Schmitke, também passa a liderar a WtERT Brasil. O presidente global da rede, professor emérito da Universidade da Columbia (EUA), Nickolas J. Themelis, afirmou ter “boas perspectivas sobre a ampliação da tecnologia WTE no Brasil”. Ele reconheceu a positiva atuação da Abren como entidade brasileira de promoção da tecnologia de recuperação energética de resíduos e se diz satisfeito com o avanço do tema no país promovido pela Associação.

No Brasil, o objetivo de Schmitke passa pela continuidade no trabalho de representar os interesses dos associados, identificando e divulgando as melhores tecnologias disponíveis para o tratamento dos diversos tipos de resíduos. O trabalho envolve a realização de pesquisas acadêmicas e ampliação do relacionamento com o meio, além de auxiliar os órgãos tomadores de decisão a formular e identificar as melhores práticas para uma gestão sustentável de resíduos e incentivar a certificação de todos aqueles que estejam aderentes as melhores práticas da economia circular sob o aspecto energético.

Para o novo presidente, a Abren seguirá se esforçando em apoiar a educação ambiental, a redução de produção de resíduos, a reutilização, a biodigestão e a reciclagem de resíduos, mesmo que algumas dessas opções não sejam viáveis em algumas regiões do Brasil.

“Nosso maior objetivo será promover a adoção do tratamento térmico da parcela não aproveitável dos resíduos, tendo em vista ser a melhor forma destinação ambiental dos resíduos, inclusive sob o aspecto econômico e de geração de energia limpa e renovável. Estamos criar as condições institucionais para favorecer o desenvolvimento do mercado de usinas WTE no Brasil, especialmente em favor dos nossos associados”, ressaltou Yuri.