Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com objetivo de deixar a empresa em linha com as melhores práticas de mercado, a comercializadora 2W Energia promoveu na última semana de abril o seu Compliance Day. Os funcionários foram submetidos a temas como assédios moral e sexual, normas de comportamento e códigos de ética e conduta da empresa. Maurício Orlandi, Chief Compliance Office da 2W Energia, quer os funcionários habituados a lidar com esses assuntos, se transformando em um benefício para a empresa. “Isso traz uma forma da área comercial lidar com os clientes muito importante”, afirma.

Segundo o COO da 2W, as atividades de compra, venda e geração de energia são complexas e demandam proximidade com agentes públicos e privados, o que faz as conformidades importantes na empresa. Mesmo sem nenhum caso que aplicasse efetivamente a alguma regra de compliance desde a integração da companhia, Orlandi considera importante que a área de comercialização siga o código para evitar atos que não estejam relacionados com as boas práticas. Ele vê as grandes comercializadoras caminhando nessa direção. O investimento gasto para o compliance é considerado baixo pelo o executivo, porém fundamental para uma empresa do porte da 2W Energia.

O Compliance Day foi feito em parceria com a T4 Compliance, associada da LEC Legal, Ethics & Compliance, a maior comunidade dedicada à difusão da cultura de compliance do mundo. Orlandi conta que o retorno dos funcionários sobre o treinamento foi positivo, com muitas dúvidas sendo tiradas. A comercializadora abriu um canal de comunicação independente que servirá para receber as interações, o e-mail compliance@2wenergia.com.br. “O canal é super importante, tem que ser ativo, gerenciável, que traga segurança para a pessoa que está fazendo a denúncia, senão de fato caba inibindo as pessoas. Essa independência do compliance officer é super importante”, avisa.

De acordo com Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia, a adoção de regras de conformidade vai muito além das questões de fraude e corrupção, envolvendo procedimentos internos e aderência a normas. “De fato é um processo educativo, até porque é um tema relativamente novo para todos nós”, aponta.  A 2W Energia foi formada a partir da consolidação da RR Comercializadora e da Clime Trading. Segundo Ribeiro, ações com essa em direção ao compliance colocam a comercializadora me u novo patamar.

Covid-19 – A pandemia tem provocado conversas e renegociações de balanceamento de demanda, mas nenhuma ruptura de contrato. Ribeiro entende o momento que o país passa e lembra que o mercado é bilateral, o que facilita um acordo. A comercializadora tem adotado a postura da flexibilidade. “Renegociar é o melhor caminho, deixar as partes se entenderem”, concluiu.