A Enel registrou aumento de 14% na participação de seus clientes brasileiros nos canais digitais desde o início da quarentena, informou a empresa em anúncio feito na última terça-feira (26). São Paulo foi a região com maior número de interações nesse tipo de atendimento, seguidos por Goiás, Rio de Janeiro e Ceará. A distribuidora paulista apresentou seu novo canal de atendimento via WhatsApp nessa quarta-feira, 27 de maio. Chamado de Elena, o serviço via (21) 99601-9608 prevê maior agilidade na solicitação de segunda via de conta, além de tirar dúvidas frequentes dos clientes.
Segundo a Enel Brasil, o recebimento da fatura digital cresceu em 190% a adesão diária quando comparado ao período anterior a março. Se considerar apenas a concessão em São Paulo, esse número salta para 270%, chegando a quase dois mil pedidos de adesão à fatura por e-mail. Já o número de downloads do aplicativo das concessionárias saltou em 480%. Pela plataforma é possível informar falta de energia, solicitar segunda via da fatura, trocar a titularidade da conta, dentre outros serviços.
A responsável pela Experiência do Cliente da Enel Brasil, Danusa Correa, atribui a maior procura pelos meios digitais devido ao momento de pandemia e isolamento social, mas destaca também os investimentos feitos pela empresa na melhoria e divulgação dos canais. “Acreditamos que após o término desse período, a relação cliente-empresa permanecerá fortemente no atendimento digital porque os clientes já estarão mais acostumados com os novos meios, que trazem maior agilidade e conforto”, complementa.
Campanha incentiva idosos
Como forma de incentivar a adesão de diferentes perfis de consumidores, a Enel firmou uma campanha destinada aos idosos, considerados um dos grupos de risco para a Covid, onde a Vovó Palmirinha, figura conhecida da televisão brasileira, irá explicar, por meio de vídeo, o passo a passo de como acessar esses meios e solicitar diferentes serviços da companhia.
“O isolamento social tem despertado em todos novos aprendizados e estou muito feliz de integrar uma campanha que traz para nossa realidade a importância de utilizarmos serviços digitais mesmo na terceira idade”, comenta Palmirinha Onofre.
Seguindo as recomendações de isolamento social da Organização Social de Saúde, a Enel suspendeu o atendimento em todas as lojas presenciais para preservar a saúde dos clientes e dos colaboradores da companhia, evitando aglomerações de pessoas. Por isso, a empresa reforça o atendimento aos clientes por meio dos canais digitais, que funcionam 24 horas por dia.