A Siemens finalizou um projeto inovador de cocriação com a cooperativa de processamento de grãos Coamo Agroindustrial, que investiu R$ 750 milhões para instalar um complexo de óleos vegetais em Dourados (MS). A multinacional foi responsável pelo fornecimento de tecnologias para todas as áreas da planta, com a entrada de energia a partir de uma subestação isolada a gás, distribuição feita a partir de eletrocentros, além de uma plataforma digital e de inteligência, que envolve desde a área da engenharia à operação para controle de processo ao envase, gestão e transparência energética.
Segundo a companhia, o trabalho para o complexo industrial envolveu três áreas de negócios: Digital Industries, ao equipar a indústria de óleos vegetais com um pacote completo de automação; Energy, com o fornecimento do escopo da SE; e Smart Infrastructure, com a entrega dos eletrocentros que alimentam os equipamentos da planta, além de painéis de baixa e média tensão e portfólio da área de Building Products que contempla os sistemas para detecção de incêndio.
A iniciativa permite também a simulação de atividades na fábrica, como a realização de treinamentos com profissionais antes mesmo do início dos trabalhos na unidade. “Tendo ciência do projeto e seus desafios e expectativas concebemos uma solução digital e de eletrificação para otimizar a implementação da fábrica gerando redução de custos e aumento de produtividade”, comentou Diego Cadete, responsável pelo projeto.