GE anuncia construção de subestação na Bahia

Contrato firmado com desenvolvedora do grupo Pátria Investimentos inclui dois transformadores de 300 MVA e automação da rede para escoamento da produção do complexo fotovoltaico Sol do Sertão

A área de Grid Solutions da GE Renewable Energy anunciou que fechou um contrato com a Essentia Energia para o fornecimento de uma subestação em 500 kV destinada a escoar a produção do complexo fotovoltaico Sol do Sertão, no município de Oliveira de Brejinhos (BA). Segundo as partes, o acordo foi firmado na modalidade turnkey e EPC, ficando à cargo da GE a engenharia, compra, construção e entrega do empreendimento.

A nova subestação contará com dois transformadores de força de 300MVA cada, além de sistemas inteligentes de automação e telecomunicações. Segundo a multinacional, as obras já foram iniciadas, com a instalação das soluções e equipamentos previstas para serem concluídas no primeiro trimestre do próximo ano. Já a operação comercial completa da planta está projetada para o segundo semestre de 2021. O complexo será composto por oito usinas fotovoltaicas, com capacidade total de 474 MWp.

O líder comercial da GE Grid Solutions Latam, Alexandre Ferrari, comentou que as negociações com a desenvolvedora criada no ano passado pelo grupo Pátria Investimentos, foram iniciadas ainda em 2018, passando a tomar corpo no ano seguinte com a Essentia assumindo o projeto. “Esse primeiro anúncio de 2020 reflete a continuidade do trabalho em equipe desenvolvido com sucesso pela GE Grid Solution e envolve todas as áreas do negócio”, destaca o executivo.