A Agência Nacional de Energia Elétrica declarou nessa segunda-feira, 8 de junho, que conseguiu economizar mais de R$ 15 milhões dos cofres públicos com a adoção do teletrabalho pela maior parte de suas equipes. Além da redução de despesas cotidianas na administração da sede em meio à pandemia de Covid-19, o levantamento interno mostra aumento na produtividade dos colaboradores, que tem trabalhado de casa com suporte da área de Tecnologia da Informação (TI).
Além da apreciação em tempo recorde de temas complexos como a Conta Covid, as diversas áreas da Aneel aumentaram suas entregas com a nova configuração do trabalho. Na parte de regulação dos serviços de transmissão, o tempo médio de análise de demandas caiu da média histórica de 91 dias para 77 dias e a área de concessões aumentou em 38,5% a média de análise de processos de Declaração de Utilidade Pública, passo fundamental para obras de novas linhas.
Na superintendência que cuida da geração, a quantidade de autorizações instruídas de novas usinas representou quatro vezes mais do que o autorizado em todo o ano de 2018 e quase a metade do total de 2019, durante os pouco mais de 60 dias iniciais do trabalho em casa.
Os colaboradores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) analisaram 210% mais projetos do que em igual período de 2019 e 111,4% a mais de Eficiência Energética. Na fiscalização dos Serviços de eletricidade, houve acréscimo de 25% em emissão de Autos de Infração, comparando março a maio desse ano e com o mesmo período de 2019.
O teletrabalho trouxe ainda contribuições ao meio ambiente, com 7,3 toneladas a menos de lixo a cada mês e uso de papel caindo de 52.500 folhas para 2500 folhas mensais.
Preparação – No início de março de 2020, havia apenas quatro servidores na Agência que trabalhavam formalmente de casa, número que chegou a 85% no final do mês, após o planejamento e definição das escalas. Para tanto foram disponibilizadas ferramentas para acesso remoto à infraestrutura de TI e promovidas campanhas de comunicação e orientação para servidores e gestores acerca da adaptação ao trabalho remoto e medidas de organização de novas rotinas. A equipe de saúde também foi preparada para o atendimento ambulatorial e digital, com os serviços de medicina do trabalho, psiquiatria e psicologia.
De acordo com a entidade, as requisições de sustentação oral até aumentaram entre abril e maio deste ano, comprovando a eficácia das reuniões virtuais que tem sido empreendidas pelo regulador, em sistema de teleconferência. Em relação às respostas aos pedidos decorrentes da Lei de Acesso à Informação, houve uma notória variação no tempo médio de resposta, de 8,76 dias da média histórica para 6,4 dias em abril e 4,36 dias em maio.
“Escutamos dizer que o serviço público é lento, burocrático, que procrastina. Então neste processo estamos dando o exemplo. Na casa da regulação de energia elétrica se trabalha muitíssimo pelo Brasil”, comentou o diretor-geral, André Pepitone.