ONS: carga recua 10,2% em maio deste ano

Na comparação com o mês anterior, queda fica em 1,2%

O boletim mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico,  divulgado nesta segunda-feira, 29 de junho, aponta que houve queda de 10,2% no mês de maio no uso da energia elétrica, se comparado com o mesmo período de 2019. Já, se a referência for o último mês de abril, houve um recuo de apenas 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do Sistema Interligado Nacional apresentou uma variação negativa de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A interrupção das atividades dos mais variados setores da economia do país, provocadas pelas medidas restritivas contra a propagação do Covid-19, tem impactado negativamente o comportamento ao longo do período observado. A menor redução, em relação ao recorde de variação negativa observada em abril, sinaliza uma acomodação da situação atual em níveis muito baixos.

O relatório ainda apresenta os dados consolidados e as variações por quatro regiões. Pelo segundo mês consecutivo, todos os subsistemas registraram queda de consumo. O mais afetado foi o Nordeste com queda de 11,4%; seguido do Sudeste/Centro-Oeste, com retração de 11,3%. Já o Sul registrou queda de 7,7% e o Norte de 5,9%.