Hitachi e ABB anunciaram a conclusão de todos os procedimentos necessários para a formação da Hitachi ABB Power Grids Ltd. A Hitachi terá uma participação de 80,1% nesta nova entidade formada pela joint venture – que possui volume de negócio de aproximadamente US$ 10 bilhões. Toshikazu Nishino, Vice-Presidente Executivo da Hitachi, será o Presidente da nova entidade e Claudio Facchin, o CEO. A nova entidade permanecerá com sede em Zurique, na Suíça e a atual equipe de gerenciamento garantirá a continuidade dos negócios.
A joint venture reúne duas empresas para criar um novo líder global em energia. A aliança com a Hitachi facilitará oportunidades de expansão para a nova entidade em áreas como mobilidade, cidades inteligentes, indústria, armazenamento de energia e data centers, além de fornecer força financeira para apoiar projetos ambiciosos e permitir acesso ao Japão, a terceira maior economia do mundo.
De acordo com Nishino, as principais tecnologias digitais da Hitachi, combinadas com as soluções de redes de energia de classe mundial, vão ajudar a desempenhar um papel ativo na transformação global e na descarbonização de sistemas de energia para um futuro de energia sustentável. As soluções inteligentes para uma rede mais dinâmica também contribuirão para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da ONU de ‘energia a custo acessível, confiável e limpa’.
Para Timo Ihamuotila, CFO da ABB e Diretor do Board da Hitachi ABB Power Grids, as sinergias e o acesso a mercados novos e em crescimento fornecidos pela Hitachi ajudarão a levar a Power Grids para o próximo estágio de seu desenvolvimento, fortalecendo ainda mais sua posição de liderança. Segundo Claudio Facchin, CEO, Hitachi ABB Power Grids., a combinação dos pontos fortes em tecnologia vai trazer novas oportunidades de mercado e permitirá entregar maior valor ao cliente.