A Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) reelegeu o atual presidente Gerson Pedro Berti para o biênio 2020-2022, após decisão da assembleia realizada na última quinta-feira (2). Será o seu terceiro mandato, numa chapa que inclui o vice-presidente Woimer José Back, secretário Peter Junges Hammes e o tesoureiro Nelson Dornelas, além de outros associados.

Após o resultado, o executivo lamentou o recente ciclone que devastou parte de Santa Catarina e da região Sul nos últimos dias e reafirmou  o potencial do estado para a geração renovável, lembrando que a Apesc trabalha atualmente com mais de 150 projetos na área, entre diversas fontes e que lançou recentemente o Selo Verde da Energia. “Precisamos unir esforços para ampliar a oferta na matriz, motivando o consumidor a identificar de onde vem a energia que ele usa”, explica.

Finalizando sua fala, Berti afirmou que o desafio será de lutar por maior agilidade no setor público na concessão de licenças e outorgas, com a missão de modificar a forma de leilões centralizados para certames regionais, incentivando também a geração distribuída.