O SINtegre, portal de relacionamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) completou um ano no ar. Com 18 mil usuário inscritos, a plataforma, que integra gestão da informação e comunicação, se tornou o principal meio de comunicação do operador com os agentes do setor elétrico e entidades. Nesse período, alcançou média diária de 16 mil acessos, contabiliza o ONS.
De acordo com o operador, o SINtegre reforça pilares bastante importantes para a entidade, citando transparência, equidade e exatidão. Por isso, aponta, a plataforma reúne 385 relatórios e diagnósticos técnicos, atendendo ao interesse do público-alvo e democratizando as informações. As informações são publicadas em um ambiente único, de maneira estruturada e com acesso simultâneo para todos os usuários cadastrados.

“O portal também vem se consolidando como fonte de informação confiável, trazendo notícias relevantes, agenda de reuniões e eventos, além de permitir a colaboração em documentos e a participação em fóruns de discussões”, destaca o ONS.

O operador destaca que a plataforma está em constante modernização e recebeu diversos aperfeiçoamentos ao longo desse primeiro ano de existência. Uma delas é a reavaliação das regras de acesso, que disponibilizou documentos de forma pública para os cadastrados. Após a melhoria, continua, apenas relatórios que contêm dados confidenciais aos agentes ou são de acesso exclusivo do agente envolvido não estão visíveis para todos os usuários.

Outros aprimoramentos realizados incluem: recurso de captura de documentos de forma automatizada por meio de robôs; disponibilização de painéis dinâmicos para consulta de informações relevantes; acesso direto aos documentos enviados por e-mail sem a necessidade de login no portal, além de maior autonomia para as áreas técnicas do ONS disponibilizarem seus produtos e resultados.