Enel SP conclui modernização da SE Taboão da Serra

Obra visa melhorar o fornecimento de energia na cidade, que fica na grande São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo concluiu as obras de ampliação e modernização da subestação Taboão da Serra, cidade que faz divisa com a capital paulista. Em comunicado, a concessionária informou que instalou novos painéis de controle e equipamentos que permitem o monitoramento à distância da unidade de transformação de energia elétrica. Os investimentos somam R$ 14 milhões.

“Nossos técnicos podem atuar remotamente nos equipamentos da subestação, evitando o deslocamento de equipes e normalizando o fornecimento de energia mais rapidamente, em caso de defeito”, explicou Rosário Zaccaria, responsável pela área de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo.

Desde 2019, a distribuidora já realizou cerca de 1,5 mil podas de árvores no circuito que atende a região. Neste ano, a Enel SP instalou 2,2 km de spacer cable, um tipo de cabeamento mais resistente a interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores e investiu em automação da rede elétrica, com a instalação de 16 equipamentos para otimizar a operação.

Atualmente, a Enel Distribuição São Paulo possui 162 subestações de distribuição, com 461 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.418 MVA.