Esse projeto, aponta, está formatado com a meta de evoluir a gestão dos ativos em operação e atualizar tecnologicamente todo o sistema de inspeção de linhas de distribuição e transmissão. A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Para a ação foram selecionados veículos aéreos não tripulados (VANTs) para auxiliar nessas inspeções e detectar possíveis falhas no sistema elétrico da Cemig.
A iniciativa é uma parceria entre a companhia, a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FUNCEPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O orçamento é de mais de R$ 1 milhão e está em fase final de desenvolvimento de um algoritmo de detecção de ativos de rede. O objetivo é o de se concentrar na utilização de soluções de alto desempenho de processamento, de forma a permitir autonomia supervisionada de plano de voo com uso de visão computacional, GPS e sensores embarcados, bem como no uso de câmeras térmicas com processamento digital de imagens para detectar anomalias nos ativos.
As soluções, explica a empresa, serão obtidas por meio do desenvolvimento de um algoritmo de rotas inteligentes, que guiará o VANT na extensão das linhas e redes para coleta de imagens usando geoprocessamento e visão computacional e de um software, integrado ao Centro de Operações e ao VANT, que interpreta as imagens e gera relatórios para inspeções em campo. Também será desenvolvido um sistema de hardware e software com câmeras térmicas para detecção de ativos anômalos, bem como ferramentas offline de alto desempenho capazes de mesclar imagens RGB e térmica.
Ao final do projeto, aponta a Cemig, espera-se obter um sistema que poderá ser útil também para outras empresas do setor elétrico com grandes áreas de concessão e que possuem as mesmas características e dificuldades atuais da Cemig.