A Casa dos Ventos fechou um novo acordo de longo prazo de autoprodução com maior fabricante de baterias da América do Sul, a Moura. Com isso, comemora a empresa, amplia sua presença no Mercado Livre. Esse novo acordo vem após outros contratos com a Tivit, Vulcabras Azaleia e, mais recentemente, com a mineradora Anglo American. A meta desse novo cliente é o de transformar a matriz energética da Moura em 100% renovável, atendendo o total de consumo de eletricidade da organização a partir de 2022 com energia eólica com o complexo Rio do Vento (504 MW), no Rio Grande do Norte.
Assim como nos outros contratos, explica a geradora, há a oportunidade do parceiro se tornar sócio da usina e, consequentemente, autoprodutor de energia limpa – categoria que o Grupo Moura passa a aderir, participando como consumidor de energia e acionista do empreendimento por meio de um acordo de longo prazo.
Segundo a Casa dos Ventos, o complexo eólico está situado em uma das melhores regiões de vento do Brasil e se tornará um dos maiores empreendimentos da fonte no país. Segundo o diretor de Novos Negócios da companhia, Lucas Araripe, a condição do recurso eólico, combinado com as economias de escala do empreendimento, dão a condição de ofertar contratos a tarifas muito competitivas.
Rio do Vento possui 120 turbinas V150-4.2 MW da Vestas, está localizado nos municípios de Caiçara do Rio do Vento, Riachuelo, Ruy Barbosa e Bento Fernandes. A operação comercial está prevista para o segundo semestre de 2021.