A Claro acaba de receber a quarta usina solar fotovoltaica da GreenYellow. Desde dezembro, foram entregues instalações em Padre Bernardo (GO), Goianésia (GO), São José do Belmonte (PE) e, por último, São João do Piauí (PI). Os quatro projetos têm, juntos, 19,26 MWp de potência instalada e devem produzir 38,76 GWh anuais. As usinas fazem parte do programa “A Energia da Claro”, lançado em 2017, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil.
Até 2021, o programa vai gerar 80% da energia consumida pela empresa, mais de 600.000 MWh/ano. A geração de energia limpa prevê o uso da solar, hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada. Engloba, ainda, ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética.
Com a GreenYellow foram quatro PPAs que contemplam o aluguel das usinas. A GreenYellow foi a responsável pela elaboração, construção, monitoramento remoto e gestão do projeto, bem como pela garantia de sucesso da operação durante a vigência do contrato. Essas usinas usam trackers, visando o aumento do desempenho da planta. Juntas, ocupam uma área total de aproximadamente 55 hectares, com 58.380 módulos fotovoltaicos de 330 Wp cada um.