O executivo Marcelo Moraes foi reeleito para um novo mandato de dois anos como presidente do Fmase, que agora passa a se chamar Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico. Ele foi reconduzido em eleição realizada na última terça-feira, 21 de julho, e vai exercer a função até 2022.
Também foi reeleito o vice-presidente do Fórum, Ênio Fonseca, que está licenciado para ocupar a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Minas Gerais.
Em seu terceiro mandato à frente do Fmase, Moraes terá como prioridade a aprovação do projeto de licenciamento ambiental, que está em tramitação no Congresso Nacional há 16 anos e já na quarta versão do PL 3729/04. O executivo afirma que a Lei do Licenciamento é importante para o desenvolvimento de grande projetos de infraestrutura, nos quais se inserem os de energia elétrica.
Moraes também destaca a pauta da sustentabilidade ambiental, que ganha importância no cenário atual em função das discussões sobre mudanças climáticas, especialmente no pós-pandemia. O Fmase foi criado em 2011 e reúne atualmente 18 associações dos segmentos de geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia elétrica.