Edital do A-1 entra em consulta na quinta-feira, 30

Leilão previsto para dezembro é destinado à contratação de energia de empreendimentos de geração existentes

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a abertura de consulta pública na próxima quinta-feira, 30 de julho, com a proposta de edital do leilão A-1 de 2020. O certame destinado à compra de energia de empreendimentos de geração existentes está marcado para 4 dezembro.

O edital prevê a contratação por quantidade para qualquer fonte de geração, com suprimento de dois anos e entrega entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022. Os valores contratados dependerão da declaração de necessidade das distribuidoras, que deverá ser feita de 26 de agosto a 4 de setembro.

As minutas do edital e dos contratos de comercialização de energia reproduzem basicamente os modelos adotados nos últimos leilões de energia existente, especialmente o A-1 de 2019.

A Aneel vai receber contribuições do interessados por 46 dias, até 14 de setembro. O A-1 é o único leilão de energia mantido em 2020 até o momento, já que os demais foram suspensos após a decretação do estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus.