PV Operation e Portal Solar passam a oferecer gestão de GD

Serviço será disponibilizado sem custos adicionais para novos e antigos clientes do marketplace fotovoltaico

O Portal Solar  e a PV Operation, companhia criada em 2019 pela ElektSolar, que atua com capacitação e treinamentos para profissionais do mercado fotovoltaico nacional, fecharam um acordo. O objeto dessa parceria é oferecer apoio para realizar o monitoramento e a operação de usina de forma remota para os clientes do portal que adquirirem seus sistemas de geração distribuída. O serviço será oferecido sem custos adicionais.

A estimativa é de que essa medida pode trazer um ganho de eficiência de até 10%, reduzindo o tempo de retorno do investimento que hoje é estimado em cerca de três a sete anos. A proposta da parceria é unir a experiência consolidada e a estrutura da PV Operation de operação remota de grandes usinas solares com o canal de vendas do Portal Solar. Cerca de 300 clientes já utilizam o software. A meta é alavancar o número de usuários para 4 mil até o final do ano.

A estratégia da PV Operation envolve a coleta de dados e análise do comportamento dos sistemas, de tal forma a permitir uma visão integrada da geração distribuída no Brasil.

A operação remota de pequenos sistemas será feita por meio de uma Central de Controle, operada por profissionais da PV Operation especializados em eficiência energética e desempenho de miniusinas de energia solar. Um software foi desenvolvido para ler as informações do inversor conectado à internet de cada conexão fotovoltaica ligada à rede elétrica.

De acordo com as empresas, o software mede a produção real de energia do sistema fotovoltaico, a temperatura e eventuais superaquecimentos, um cabo que se desconecta e a sujeira acumulada nos painéis solares, entre outros itens de segurança. O sistema também registra o histórico de consumo e gera um alerta em casos de problemas detectados.

Para Siqueira Neto, CEO da PV Operation, o sistema de operação remota é um forte aliado do consumidor, à medida em que controla os diversos fatores que influenciam no desempenho de uma miniusina fotovoltaica instalada no telhado ou em um pequeno terreno.

Por sua vez, Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar, ressalta que é possível medir com precisão a eficiência e o padrão de consumo de cada sistema, o que traz mais segurança e transparência para os consumidores, além de evitar inconsistências entre a energia gerada e injetada na rede e a leitura do medidor pela concessionária.

Mesmo os clientes que já possuem energia solar nas residências, comércios, indústrias e propriedades rurais passarão a contar com um serviço gratuito de telemetria e operação remota de desempenho dos sistemas fotovoltaicos instalados nos telhados e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.