A partir do próximo dia 3 de agosto, a Copel (PR) vai retomar atividades que foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A medida atende ao previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Entre os serviços que serão retomados estão o atendimento presencial ao público e a possibilidade de suspensão do fornecimento por falta de pagamento, exceto para os consumidores beneficiados pela tarifa social Baixa Renda, usuários de equipamentos essenciais à vida e os abrangidos pela lei 20.187/2020, sancionada pelo governador Ratinho Junior.
De acordo com Acyr Bonat Júnior, superintendente comercial da Copel Distribuição, o retorno do atendimento presencial na Copel será realizado com todos os cuidados possíveis, de forma a proteger a saúde de clientes e funcionários. Segundo ele, neste momento, para evitar aglomeração e riscos desnecessários, é importante que a pessoa se desloque até a agência apenas quando sua solicitação não tiver sido solucionada nos canais virtuais.
A Copel adquiriu equipamentos de proteção individual para os atendentes, disponibilizou álcool em gel na entrada das agências e nos postos de atendimento e instalou divisórias de acrílico nas mesas dos atendentes. As áreas comuns foram sinalizadas e as áreas de espera foram suprimidas, adotando-se procedimentos de controle de fluxo de clientes dentro das instalações da empresa. Não será permitida a entrada de pessoas menores de 16 anos, maiores de 60 anos ou de acompanhantes. Para evitar aglomeração, só será permitido o ingresso de clientes em número equivalente ao de atendentes.
O uso de máscara é obrigatório para o ingresso e durante todo o período de permanência no local. Durante o atendimento, é preciso observar a distância mínima de 1,5 metro entre cliente e atendente. Serviços como emissão de segunda via de fatura, histórico de consumo, atualização de telefone e e-mail, pedido de religação, registro de leitura, alteração de vencimento, pedido de desligamento e pedido de parcelamento deverão ser realizados diretamente nos totens de atendimento localizados nas agências.
Light
A concessionária que atende a cidade do Rio de Janeiro e parte da Baixada Fluminense também vai começar a reabrir algumas agências comerciais, seguindo todos os protocolos de segurança para proteção de clientes e de colaboradores, e com atendimento agendado. Voltarão a funcionar as unidades Centro, Campo Grande e Jacarepaguá. Também serão reabertas as agências dos demais municípios atendidos pela Light. As outras agências da cidade do Rio voltarão a atender gradativamente, de acordo com a evolução do cenário de pandemia na cidade.
Os clientes que precisarem de atendimento em uma das agências devem agendar previamente o serviço, pelo WhatsApp da Light. Eles também deverão utilizar máscara e haverá limitação de ocupação na parte interna das agências. Mesmo com a reabertura parcial das agências, a Light orienta que os clientes busquem os canais virtuais, onde podem solicitar todos os serviços oferecidos pela empresa. Para Tatiana Celani, gerente de Serviços ao Cliente da Light, isto facilita o dia a dia de todos, garantindo a segurança dos consumidores e prezando pela saúde e bem-estar em tempos de pandemia.
A Light vai adotar as seguintes medidas necessárias para o atendimento presencial ao público: abertura e fechamento das agências uma hora mais cedo; marcações visuais indicando o distanciamento seguro; medição de temperatura dos clientes; reforço na limpeza das agências; disponibilização de álcool gel em todas as agências; uso de equipamento de proteção por parte de seus atendentes, como máscaras e viseiras e marcações nas calçadas para manter o distanciamento entre clientes, em caso de filas.