BYD inaugura usina solar para P&D no Brasil

Projeto parte do conceito da indústria 4.0 para testar diversas tecnologias fotovoltaicas em Campinas (SP)

A BYD inaugurou em Campinas (SP) sua primeira usina solar voltada exclusivamente para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil. Com um investimento de R$ 7 milhões, o empreendimento foi construído dentro do conceito da indústria 4.0, com uma estação meteorológica completa para estudo dos mais diversos tipos de módulos fotovoltaicos em solo tropical e a integração com sistemas de armazenamento e inversores.

A construção do ativo foi realizada em uma parceria com TMW Energy, do grupo Royal FIC, que cedeu parte do terreno e ficará responsável também por fazer a manutenção e segurança do local. Em contrapartida, a BYD cederá a energia gerada pela usina, que terá capacidade de 500 kW a partir de uma ampla gama de tecnologias fotovoltaicas: monocristalino PERC e policristalino, convencional e vidro-vidro. Os painéis também foram colocados sob diferentes métodos e com trackers (que seguem o sol), estrutura fixa metálica e de eucalipto em alturas, além de ângulos de inclinação diversos.

Outro ponto foi a implementação de um estacionamento com telhado solar de grandes dimensões para testar a capacidade de geração para o abastecimento de ônibus. Além disso, há um ESS – container de 630 kWh e no terreno ao lado foi instalada recentemente uma usina com capacidade de 4,75 MW, toda ela construída com módulos 100% BYD de fabricação nacional, e que será dedicada a um projeto da Telefônica Brasil. Tanto a planta de P&D da BYD, quanto a da TMW Energy foram implementadas pela Alsol.