Coprel inaugura subestação de R$ 14 mi no RS

Empreendimento visa beneficiar mais de 5 mil famílias de 11 municípios gaúchos e impulsionar o setor agroindustrial na região

A Coprel inaugurou na última quarta-feira, 12 de agosto, uma subestação de R$ 14 milhões na cidade de Marau (RS), em benefício a 5.720 famílias de 11 municípios gaúchos. Segundo a cooperativa, o objetivo do empreendimento é suprir a demanda energética e impulsionar o crescimento da agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura e o desenvolvimento de agroindústrias na região.

O investimento total contemplou a construção de 4,5 quilômetros de linha de transmissão em 138kV e instalação de dois transformadores de 15 MVA e que atuam de forma simultânea, em redundância. Em caso de falhas ou necessidade de manutenção em um dos equipamentos, o outro segue operando normalmente sem que seja necessário desligamento de cargas.  Antes da SE, a cooperativa possuía somente um alimentador na cidade, número que sobe para quatro agora.

A organização aponta que o ativo melhora os níveis de tensão e aumenta em quase 3 vezes a disponibilidade de energia para a região, com capacidade de suprir o crescimento da carga para os próximos 15 anos. Outro fato destacado é que a subestação é telecomanda pelo Centro de Operação, em Ibirubá, contando com a internet via fibra da Coprel Telecom.