A Termoelétrica Porto do Sergipe I (1,5 GW) foi oficialmente inaugurada nessa segunda-feira, 17 de agosto, em cerimônia que contou com as presenças do presidente da república, Jair Bolsonaro, e do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além de autoridades do governo estadual e representantes da Celse e Golar Power, empresas que lideraram a construção do empreendimento. localizado

A usina em Barra dos Coqueiros (SE) entrou em operação comercial em março deste ano, sendo movida a gás natural – trazido na forma de gás natural liquefeito (GNL) – e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU). Segundo a Golar Power, o ativo será capaz de atender a 15% da demanda da região Nordeste.

O empreendimento está situado numa área estratégica, cuja disponibilidade do insumo virá a partir da exploração de petróleo e gás em águas profundas do litoral do estado, com volume estimado que corresponde a mais de quatro vezes a atual capacidade de consumo da região Nordeste.

O estado dispõe também de um terminal privado de GNL e que integra o projeto termoelétrico, com capacidade de regaseificação de até 21 milhões de m³/dia e possibilidade de atendimento a diversas demandas.