Para apoiar o combate à pandemia no interior do Rio de Janeiro, a Gás Natural Açu (GNA) destinou R$ 3,7 milhões em ações que beneficiaram milhares de moradores dos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, região Norte Fluminense do Rio, onde a companhia constrói seu parque termelétrico e terminal de gás natural liquefeito.

Parte desse montante, cerca de R$ 1,4 milhão, foi doado à Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, o que garantiu recursos para o atendimento de pacientes com Covid. O município recebeu 14 respiradores pulmonares e mais de mil testes rápidos para diagnóstico da doença ao sistema público de saúde local, totalizando cerca de R$ 1,5 milhão.

A empresa também apoia o projeto Dados do Bem, do Instituto D’Or, que por meio de um aplicativo gratuito desenvolvido por médicos e pesquisadores usa a inteligência de dados para testagem e análise da evolução da imunidade na população no interior do estado.

Em outra frente, a GNA se uniu a empresas instaladas no Porto do Açu na Criação de um Comitê de Apoio Humanitário e Responsabilidade Social para a implementação de ações, dedicando R$ 800 mil por cada companhia. A união possibilitou a recuperação de 23 respiradores pulmonares para Campos dos Goytacazes e 2 para São João da Barra, além de 100 mil EPIs doados para os profissionais de saúde dos dois municípios.

Para a população da região, foram entregues 9 mil máscaras de tecido produzidas por confecções locais e cerca de 5 toneladas de alimentos, adquiridos de pequenos produtores locais e destinados a instituições de caridade de São João e Campos dos Goytacazes, beneficiando aproximadamente 4.500 pessoas.

EDP doou R$ 10 milhões

A elétrica EDP Brasil lançou uma campanha publicitária nesse mês comunicando ao público suas iniciativas voltadas ao enfrentamento à Covid-19 no Brasil. Assinada pela OMZ Ideias, a peça destaca as doações realizadas pela companhia, que somam mais de R$ 10 milhões em prol de aproximadamente 400 mil pessoas em nove estados.

A empresa também atuou na linha da frente do movimento solidário que, desde março, arrecadou mais de R$ 6 bilhões segundo o Monitor das Doações da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). As ações se concentram na compra de respiradores e EPIs para a rede pública de saúde, à realização de obras elétricas de hospitais de campanha e à doação de 350 toneladas de alimentos e kits de higiene pessoal a comunidades vulneráveis e povos indígenas.

Internamente, os funcionários juntaram R$ 500 mil voluntariamente para mais ações de apoio encabeçadas pela companhia. A campanha geral foi exibida em TV nacional, rádio, redes sociais e veículos regionais das áreas de concessão da companhia em São Paulo e no Espírito Santo.