A Celesc anunciou na última quinta-feira, 20 de agosto, que está investindo R$ 30 milhões em obras que vão beneficiar os 24 municípios atendidos pelo Núcleo Planalto (Nupla) na serra catarinense, sendo R$ 12,5 milhões aplicados na rede que atende as propriedades rurais da região, por meio do Programa Celesc Rural.

Um dos destaques é a ampliação da subestação São Joaquim de 16,6 MVA para 26 MVA de potência, que deve ser finalizada no segundo semestre desse ano, contemplando quase 14 mil unidades consumidoras e mais de 8 mil indiretamente, melhorando a atuação em situações de manobras para manutenções e de emergência.

Só na região serrana, desde dezembro de 2019, a companhia afirma ter reduzido o tempo médio das interrupções do fornecimento de energia (DEC) em mais de 60%. A frequência com que as interrupções ocorrem (FEC) também caiu significativamente.

Outra ação que está sendo executada é a instalação de mais de uma centena de equipamentos que podem melhorar ainda mais esses resultados, como os religadores automáticos, cuja função é restabelecer o sistema elétrico de forma remota, em caso de interrupção acidental. Além disso, os aportes na média tensão também preveem a instalação de novos alimentadores e bancos reguladores.