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A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica desenvolveu nos últimos meses mais uma funcionalidade para o seu aplicativo. A área contemplada foi a de medição, que agora está na palma da mão e pode ser monitorada fora do escritório, o que vai auxiliar na resolução de falhas no campo. De acordo com Dalmir Capetta, gerente de Engenharia & Operação da Medição da CCEE, a agilidade na gestão da medição sem o uso de uma central de atendimento, ao back office das distribuidoras, é uma das vantagens aferidas. “Essa celeridade da informação traz um ganho operacional para os agentes e para a CCEE, porque a medida que ele tem essas informações diárias de forma mais rápida, ele também consegue interagir para fazer correções”, explica.
Segundo Capetta, ao longo do mês é possível fazer uma intervenção para corrigir e recuperar a coleta de dados. A melhoria foi idealizada há um ano e veio após pesquisa com os agentes, que sinalizaram desejo do aprimoramento na parte da medição. Uma equipe multidisciplinar de tecnologia e negócios da CCEE desenvolveu a funcionalidade, através de dados que já existiam na base. O agente vê as inconsistências em seus pontos ou medidores e pode receber alertas em caso de novas incoerências.
Ainda segundo Capetta, a novidade beneficiou tanto os agentes quanto a própria CCEE. Em junho, o AppCCEE indicou a existência de dados inconsistentes para 5.722 medidores, de 493 agentes.
Na Comerc, que faz a gestão de 2.600 unidades consumidoras, a nova função do aplicativo foi bem recebida. Lucas Romão Nobre, da área de Gestão de Energia de Consumidores Livres e Geradores da comercializadora, lembra que antes a distribuidora submetia o ajuste para a CCEE, sem que se soubesse o quanto se colocava nele. Assim, eram estimados números que só depois eram ajustados com o cliente, o que poderia gerar um ajuste inesperado, culminando até em compra de energia caso o consumidor tenha excedido o seu contrato.
“Com essa função a gente consegue saber antecipadamente de quanto é o pleito que a distribuidora colocou. Com base nisso, eu já consigo avisar ao pessoal que toma a decisão que a medição vai mudar, que tem um novo valor”, avisa Romão. Segundo ele, quanto mais cedo a informação da medição for detectada, maior a liquidez do mercado no curto prazo. A novidade no aplicativo já evitou que um cliente ficasse exposto.
Wagner Avelino Folster, diretor da área de Operações da Comerc, exemplifica que quando o aplicativo já informa o ajuste que vai ter nas unidades com os dados faltantes, há a chance de acelerar a tomada de decisão. “Não precisa esperar tanto tempo para o dado oficial aparecer na CCEE e se consegue antecipar algumas ações com os consumidores”, salienta. A Comerc teve participação ativa nos testes da nova ferramenta.
Para o futuro, a CCEE pensa em mais melhorias para medição no aplicativo. Há um roadmap com novas funcionalidades que seriam gradativamente implantadas que coloca o teste de conectividade como a próxima novidade. Esses testes verificam se a CCEE tem acesso ao medidor para uma coleta. “Isso vai estar em breve no aplicativo”, promete Capetta. O superintendente também prevê integrar todas as questões referentes a relatórios e prestação para o aplicativo, deixando os processos mais ágeis, como também a melhora nos filtros. “A CCEE não poderia ficar de fora das tendências tecnológicas que estão no mercado”, comenta.
O aplicativo da CCEE está disponível na Google Play Store e na Apple Store. Após o download, o agente deve usar seu login e senha para ter acesso ao conteúdo.