A Omega Geração anunciou em comunicado no último domingo, 23 de agosto, que assinou acordo vinculante com a EDF Renewables para a compra de 50% das eólicas Ventos da Bahia 1 e 2 (BA- 182,6 MW) . De acordo com o comunicado, o preço total da aquisição é de R$ 661,7 milhões. Cerca de 55% do total será pago em caixa pela Omega e o restante em assunção da dívida de longo prazo. A conclusão da compra ainda dependerá de aval dos credores e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. As eólicas ficam na cidades de Bonito e Mulungu do Morro, são compostos por 7 projetos e estão 100% operacionais desde 2017.
Segundo o presidente da Omega Geração, Antonio Augusto Torres de Bastos Filho, a transação confirma o sucesso da parceria com a EDF Renewables, que tem tudo para prosperar nos próximos anos e criar valor para a empresas. Ainda de acordo com Bastos Filho, com a aquisição a Omega consolida sua presença na Bahia, uma da maiores regiões de energia renovável. Após o fechamento da operação, a Omega e a EDF vão ter em conjunto 504 MW em usinas eólicas e solares. A empresa opera usinas com capacidade instalada de 1.194,9 MW de energia 100% renovável, nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Além desse parque na Bahia, a Omega também anunciou que está em processo de due diligence para a eventual aquisição de projetos eólicos em fase de construção por um terceiro desenvolvedor. A possível compra depende de uma série de condições e acordos, e levaria à incorporação de portfólio eólico com capacidade próxima de 260 MW. A empresa tem exclusividade para conduzir a diligência até dezembro de 2020 e poderá assinar acordo vinculante durante esse período. Além dessa negociação, a Omega Desenvolvimento – empresa do grupo com qual tem acordo de primeira oferta com a Omega Geração – está em negociações avançadas para a implantação de novos projetos eólicos com aproximadamente 200 MW. Nos termos do acordo de oferta, os projetos serão oferecidos prioritariamente à Omega Geração e o Comitê de Transações com Partes Relacionadas conduzirá as negociações para a possível transação.
A Omega Geração também anunciou que aprovou a realização de oferta pública de distribuição primária com esforços restritos de 17.370.391 ações ordinárias de emissão que podem ser aumentadas em até 35%, alcançando um total de 23.450.027 ações. O preço por ação ainda será fixado e a oferta será realizada exclusivamente para os acionistas, para investidores profissionais e investidores institucionais estrangeiros.