Enel X instala usina solar de 500 kWp para empresa de alimentação no CE

Projeto para Nutrê Alimentação faz parte de carteira de 76 empreendimentos para GD já implantados pela empresa no país

A Enel X concluiu a instalação de uma usina solar de minigeração distribuída que desenvolveu no Ceará para a Nutrê, empresa que atua no ramo de alimentação no estado. O empreendimento está localizado no município de São Gonçalo do Amarante e é o lançamento mais recente de uma carteira de 76 projetos de geração distribuída da Enel X concluídos no Brasil, além de outros 18 que estão em desenvolvimento pela companhia no país.

A usina construída para a Nutrê conta com 1.340 painéis solares e uma capacidade de aproximadamente 500 kWp. A empresa de alimentação produz atualmente 60 mil refeições por dia, além de atuar em outras áreas, como hotelaria, construção civil e restaurantes à la carte. Toda a energia gerada pela usina será direcionada a hotéis, restaurantes e centrais de abastecimento de alimentos da rede Nutrê no Ceará.

De acordo com Leandro Abreu, responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil, o negócio de construção de usinas solares em micro e minigeração distribuída é um dos focos da estratégia da empresa no Brasil e a Região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais ao longo de todo o ano.

O setor de geração distribuída tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados de maio da Aneel revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, alcançado 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil conta com cerca de 242 mil usinas em operação, atendendo a mais de 315 mil unidades consumidoras do país.