A Enel X concluiu a instalação de uma usina solar de minigeração distribuída que desenvolveu no Ceará para a Nutrê, empresa que atua no ramo de alimentação no estado. O empreendimento está localizado no município de São Gonçalo do Amarante e é o lançamento mais recente de uma carteira de 76 projetos de geração distribuída da Enel X concluídos no Brasil, além de outros 18 que estão em desenvolvimento pela companhia no país.

A usina construída para a Nutrê conta com 1.340 painéis solares e uma capacidade de aproximadamente 500 kWp. A empresa de alimentação produz atualmente 60 mil refeições por dia, além de atuar em outras áreas, como hotelaria, construção civil e restaurantes à la carte. Toda a energia gerada pela usina será direcionada a hotéis, restaurantes e centrais de abastecimento de alimentos da rede Nutrê no Ceará.

De acordo com Leandro Abreu, responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil, o negócio de construção de usinas solares em micro e minigeração distribuída é um dos focos da estratégia da empresa no Brasil e a Região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais ao longo de todo o ano.

O setor de geração distribuída tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados de maio da Aneel revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, alcançado 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil conta com cerca de 242 mil usinas em operação, atendendo a mais de 315 mil unidades consumidoras do país.