A proposta de revisão tarifária periódica da DME Distribuição entrou em consulta pública nesta terça-feira, 25 de agosto. Ela prevê aumento médio de 7,53%, sendo 7,57% em média na baixa tensão e 7,47% em média para os consumidores conectados em alta tensão.

O aumento das tarifas da distribuidora de Poços de Caldas (MG) ficaria na casa dos 20%, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, mas foi amortecido com a liberação de recursos da Conta-Covid. O empréstimo contribuiu para reduzir o impacto da revisão em 12,12%, diluindo o pagamento desse custo pelo consumidor a partir de 2021.

Os índices são preliminares e podem ser alterados após a consulta pública. O resultado definitivo do processo tarifário será aplicado a partir de 22 de novembro.

As contribuições podem ser enviadas até 9 de outubro à Aneel, que vai discutir a proposta em reunião pública virtual marcada para 17 de setembro. Também ficarão em consulta os limites estabelecidos pela agência para os indicadores de qualidade DEC e FEC (duração e frequência das interrupções no fornecimento de energia) para o período de 2021 a 2025.