A Copel anunciou a compra de cinco novas subestações móveis para atender a população paranaense, parte de um programa de modernização que vai investir R$ 90 milhões no atendimento móvel, informou a companhia na última sexta-feira, 28 de agosto. Ao todo, a iniciativa prevê a aquisição de 15 unidades, com o restante sendo entregue ao longo dos próximos dois anos.

A aquisição refere-se a ativos de 30 MVA de potência e que operam em 138kV e 69kV, o que significa que podem substituir a maior parte das subestações da rede de distribuição no estado. Elas foram enviadas inicialmente para Curitiba, Pato Branco, Realeza e Mamborê, onde serão usadas para atendimento de obras programadas e reforços temporários ao sistema, podendo posteriormente serem realocadas para outras regiões.

De acordo com a empresa, a tecnologia das embarcações envolve dispositivos de medição remota em tempo real de diversos dados, como gases e temperatura, facilitando o controle e a gestão dos equipamentos. Com o software de monitoramento também é possível identificar com precisão a “saúde” do transformador e antecipar anormalidades e problemas.