Ocorrências no SIN interrompem 575 MW no RJ e Acre

Desligamentos de subestações e equipamentos associados aconteceram na última segunda-feira (31)

Na madrugada da última segunda-feira (31), uma ocorrência nas seções de barra A2 e B2 de 138 kV da subestação São José (RJ) desligou automaticamente o ativo e todos equipamentos conectados aos barramentos, cortando 124 MW de carga da Enel em Duque de Caxias (RJ), além da rejeição de 290 MW vindos da UTE Termorio, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com boletim diário do Operador, o início do restabelecimento das cargas aconteceu às 05:04 horas e foi devidamente concluído em uma hora e 15 minutos.

Já no período da tarde, às 15:33 horas, outro desarme acabou afetando a rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), dessa vez nos dois circuitos das linhas de transmissão em 230 kV Abunã/Rio Branco I e dos demais equipamentos da SE Rio Branco, interrompendo 161 MW no Acre.

A normalização dos equipamentos começou às 15:50 horas, e a recomposição das cargas sete minutos depois, sendo o último alimentador energizado após às 16 horas, somando 32 minutos de corte na rede, conforme o IPDO publicado nesta terça-feira, 1º de setembro.