GE Renewable Energy executa ampliação da UHE Curuá-Una

Hidrelétrica da Eletrobras vai adicionar uma turbina de 12,5 MW, aumentando a potência para 42,8 MW

A equipe de Hydro da GE Renewable Energy acaba de iniciar a execução do projeto de ampliação da Hidrelétrica Curuá-Una, pertencente à Eletronorte e localizada em Santarém (PA). A obra tem como objetivo instalar a quarta unidade geradora de 12,5 MW, para aumentar a potência da usina de 30,3 MW para 42,8 MW, energia suficiente para atender a demanda de aproximadamente 100 mil pessoas. O projeto está sendo executado pela GE Renewable Energy, em parceria com a empresa Sistechne, formando juntas o Consórcio Curuá-Una. A previsão é de que a quarta unidade geradora desenvolvida pela GE Renewable Energy entre em operação comercial em 2022, concluindo a ampliação da Usina Curuá-Una.

UHE Curua-Una

UHE Curuá-Una, da Eletronorte: GE atua na ampliação da usina

Cláudio Trejger, Presidente e CEO de Hydro para a América Latina na GE Renewable Energy, se mostra satisfeito em iniciar o novo projeto em parceria com a Eletronorte. Segundo ele, assim como a UHE Curuá-Una, há muitas usinas no país aptas para modernização ou com possibilidade de adicionar novas turbinas, sendo uma grande oportunidade a ser explorada no Brasil.

De acordo com Gilberto Tannus Elias, Superintendente de Geração da Eletronorte, o projeto de ampliação da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una reafirma o compromisso da empresa em ter uma matriz energética limpa e renovável, sendo mais uma iniciativa de modernização de seu parque gerador.

O escopo da GE Renewable Energy engloba todo o projeto de ampliação, fabricação, montagem em obra, supervisão de montagem e comissionamento da quarta unidade geradora. Os equipamentos que serão instalados consistem em turbina, gerador, regulador de velocidade, sistema de excitação, sistema de proteção e controle, além de um transformador. A Sistechne, parceira da GE no consórcio, fica responsável pelo projeto executivo civil e eletromecânico, por toda a execução civil e canteiro da obra e fornecimento de auxiliares mecânicos, auxiliares elétricos e hidromecânicos com supervisão de montagem e de comissionamento.