A primeira edição do Datathon, hackathon de dados que está sendo promovido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em setembro, recebeu inscrições de mais de 80 equipes de estudantes de 15 estados brasileiros. Dez equipes foram selecionadas para a próxima etapa, que começa na quinta-feira (10/09), onde os participantes conhecerão o problema apresentado e terão, ao final, que propor soluções. O evento será 100% virtual.
A proposta é desafiar alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de diversas áreas a criar um conjunto de propostas tecnológicas que serão importantes para apoiar a evolução e o desenvolvimento do setor, além de manter a operação de todo o sistema com segurança, excelência e qualidade. A data de encerramento da maratona é 25 de setembro. Os três melhores trabalhos serão premiados.
Grupos selecionados para esta edição: Bloco Eu da PUC- RIO, do Rio de Janeiro; Data science for Social Welfare (DBEM)), da UniRio, do Rio de Janeiro; Delta 9 da USP, de São Paulo; Hard2Bit, da UFRJ, do Rio de Janeiro; Orixi_SI, da UFPA, do Pará; Powerdados, do IESB, do Distrito Federal; Python > R, da UFF, do Rio de Janeiro; Rafael Luis Takahashi, da PUC PR, do Paraná; Sask da UFPB, do Rio de Janeiro; e Tail da UFPB, da Paraíba.