UHE Jirau completa 7 anos de operação com 86 bilhões de kWh produzidos

Usina tem uma das melhores disponibilidades entre as hidrelétricas de grande porte e vem colaborando para a sustentabilidade na região Amazônica, por meio da redução de poluentes, royalties pagos e geração renovável

A Hidrelétrica de Jirau (RO – 3,7 GW) completa sete anos de operação comercial neste mês, atingindo 86 bilhões de kWh de energia gerada, marca relevante para a segurança energética no país e para o desenvolvimento sustentável na região Amazônica, com a UHE reduzindo cerca de seis milhões de toneladas de carbono por ano graças ao chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

Outra contribuição pertinente são os royalties pagos pela unidade. De setembro de 2013 a julho de 2020, foram R$ 467,6 milhões em Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), quitados junto ao município de Porto Velho, ao estado de Rondônia e ao governo federal.

Atualmente, Jirau se consolida também por oferecer o melhor índice de disponibilidade entre as hidrelétricas de grande porte do país, o que significa que suas turbinas atendem às demandas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), proporcionando o máximo aproveitamento das águas do Rio Madeira.