O superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Raphael Moura, assumirá a partir da próxima segunda-feira (14) o cargo de diretor-geral interino da Agência, em substituição a José Gutman, que ocupava a posição desde 28 de março. Em nota, a Agência também afirmou que aguarda a aprovação pelo Senado Federal do novo diretor-geral, que ocupará a vaga deixada por Décio Oddone.
Moura consta da lista de servidores para a substituição da diretoria colegiada do órgão regulador, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de janeiro de 2020 – Edição Extra. A convocação foi publicada no DOU nesta quinta-feira, 10 de setembro, por meio da Portaria 264.
Graduado em Engenharia de Produção com ênfase em Mecatrônica pelo CEFET-RJ e pós-graduado em Sistemas Offshore pela UFRJ, Raphael é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool e Mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield, ambas na Inglaterra e possui MBA em Gestão de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Atua na ANP desde 2005, quando passou no concurso, tendo exercido diversas funções estratégicas e de liderança, como Chefe da Coordenadoria de Segurança Operacional, Superintendente de Infraestrutura e Movimentação, Assessor de Diretoria, e a mais recente, superintendente de Exploração e Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente.