O Ministério de Minas e Energia aprovou a implementação das centrais fotovoltaicas Guimarania 1 e 2 como projetos prioritários em Minas Gerais, totalizando 62 MW de capacidade instalada entre 62 unidades geradoras. Os empreendimentos pertencem à empresa Global Power Generation e tem no seu cronograma de conclusão a data de dezembro de 2018.
Com a medida, os projetos podem emitir debêntures de infraestrutura, com incentivos aos investidores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União e no portal do MME, assim como o provimento para a Cteep, controlada pelo grupo colombiano ISA, com vistas ao desenvolvimento do Lote 6 do Leilão nº 02/2019 da Aneel, que acontece por meio da controlada Interligação Elétrica Tibagi.
As obras envolvem a construção da linha de transmissão em 440 kV UHE Ilha Solteira/Três Irmãos – C2, com extensão de aproximadamente 36 quilômetros, além das interligações de barramentos e demais instalações necessárias às funções deste tipo de ativo. A linha perpassa os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo e tem previsão para ser concluída em junho de 2023.