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A empresa de serviços e soluções de tecnologia Sonda, que possui uma área dedicada ao atendimento de concessionárias de utilities, olha para 2021 com otimismo. Especificamente para o segmento de energia há duas linhas de atuação. A primeira é a de atuar na transformação digital das empresas de maior porte no setor e a segunda está no foco em cooperativas localizadas no sul do país que ainda possuem espaço para a modernização de seus sistemas.

De acordo com o diretor da divisão na Sonda, Rivaldo Ferreira, as empresas que estão no primeiro grupo já possuem uma estrutura bem organizada e moderna, mas ainda precisam avançar em questões como o relacionamento com seu cliente por meio das redes sociais. No outro segmento ele usa como exemplo o caso aplicado na Coprel, cooperativa que atua no interior do Rio Grande do Sul atendendo a 55 mil clientes espalhados por 72 municípios.

“Há oportunidades de expansão nessa região, as cooperativas precisam modernizar seus sistemas e estamos com foco para atender esse nicho de mercado”, explicou o executivo à Agência CanalEnergia.

O projeto consistiu em modernizar o sistema de gestão comercial e de ERP da Coprel. O trabalho consistiu na implantação de uma suíte de sistemas abrangendo gestão comercial, faturamento (on site billing), ERP, gestão de compra e venda de energia, software de obrigações fiscais e gestão de ativos – esses dois últimos também utilizados pela cooperativa na Telecom Triway, empresa de telecomunicações coligada à Coprel.

O sistema está há cerca de dois meses em operação, um atraso de cerca de 60 dias ante a previsão original do projeto que começou ainda em 2019 e levou 18 meses para ser completado. Essa demora adicional, comentou Ferreira, deveu-se às medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19. “A substituição do sistema estava prevista para 21 de abril, mas tivemos que suspender a ação porque seria presencial e como houve restrições para deslocamentos, viagens e o isolamento tivemos que replanejar essa etapa. A solução foi realizar a medida de forma remota”, comentou ele.

No final das contas, disse o executivo, houve uma economia de 16% com a redução das viagens que seriam necessárias para a ação. Essa etapa, ressaltou ele, foi realizada em parceria e com o aceite do cliente que estava receoso no início, mas que deu apoio, o que resultou na implantação bem sucedida e durou o mesmo tempo se fosse realizada de forma presencial.

A Sonda ainda não tem calculado o quanto a Coprel conseguiu ganhar em termos de produtividade. Mas qualitativamente, relatou Ferreira, houve avanços na carteira de cobrança da empresa quando comparado ao sistema anterior. A mudança, acrescentou, elevou a eficiência e a governança fiscal da cooperativa, graças à integração e rastreabilidade dos softwares. Muitos dos aplicativos desenvolvidos envolvem dispositivos móveis que foram desenvolvidos pela empresa ou por parceiras. Além disso, os sistemas passam a integrar soluções de governança e compliance fiscal, tesouraria e processo contábil.

“Para o ano que vem nosso plano de crescimento prevê levar essa suíte para o mercado de cooperativas tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina. A pandemia prejudicou para 2020, pois apesar dos contatos virtuais, o presencial ainda é muito importante”, destacou ele.

Para as grandes concessionárias a empresa deverá endereçar esforços no sentido de estabelecer sistemas para que as companhias possam ter uma melhor experiência no processo da transformação digital. E ainda, na parte operativa por meio da distribuição de uma solução de ADMS em parceira com uma empresa dos Estados Unidos. “As empresas de maior porte estão maduras quanto aos seus sistemas, mas agora abrem uma porta para a transformação digital”, finalizou ele.