fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Com origens na Casa do Futuro, em que o objetivo é a consultoria em performance de edificações, a start up EnGuia , que auxilia pequenos consumidores no gerenciamento de consumo de energia, nasceu da vontade de ter uma atuação mais próxima dos pequenos imóveis nesse tema. Para esse público, não compensaria a contratação de um diagnóstico de eficiência energética. De acordo com Rosana Correa, CEO e co-fundadora da EnGuia, o pensamento era o da possibilidade de fazer de forma eletrônica, usando algoritmos e inteligência artificial dentro de um site ou aplicativo. Desde então, a solução tecnológica foi se aprimorando para atender outros tipos de imóveis.
“De lá para cá, a gente tem aprimorado essa máquina de cálculo, essa calculadora em eficiência energética. A ideia é que o público leigo consiga me informar o que é preciso saber para que através de poucas perguntas consiga fazer um diagnóstico e um prognóstico energético”, avisa a CEO da start up. Um rápido questionário traduz o perfil de consumo do cliente. Além do diagnóstico, a EnGuia tem ainda a preocupação ambiental, com contabilização de emissões. A start up começou a sair do papel em 2016, quando participou Start Up Rio, que é o programa de aceleração das secretaria de Ciência e Tecnologia do estado.
O tema da eficiência energética vem ganhando força nos últimos anos, mas ele ainda está mais disseminado nos consumidores industriais, segundo Rosana. Para ela, o restante dos consumidores ainda não tem conhecimento sobre os benefícios de uma boa gestão energética. “A nossa missão é dar poder ao consumidor final para que ele consiga tomar as decisões mais inteligentes no que se trata de consumo de energia”, avisa.
A Start Up tem como clientes empresas de comercialização, de serviços de energia e distribuidoras. Rosana Correa vê a EnGuia hoje como uma ferramenta de captura de dados e informações estratégicas de mercado para gerar previsibilidade e estudar cenários. Ela também aposta que a abertura de mercado vai fazer da EnGuia um diferencial, já que o consumidor vai querer fazer negócio com quem o ajuda a economizar. “Somos uma ferramenta de relacionamento entre as empresas do setor que quiserem sair na frente no mercado e o consumidor final”, observa.
A experiência de 15 anos que a equipe tem, adquirida desde a Casa do Futuro, é considerada como um diferencial para o êxito da start up, que é finalista do Shell LiveWIRE Top Ten Innovators, premiação global que reconhece empreendimentos inovadores.