A Sun Mobi está oferecendo aos seus clientes sistemas de alertas de variação de consumo. A iniciativa, combinada ao monitoramento em tempo real do consumo, visa auxiliar os clientes na redução de desperdícios, promovendo um uso de energia mais consciente. De acordo com Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi, a solução é inédita no país e essas ações exclusivas possibilitam que o consumidor tenha uma relação mais consciente dos usos da energia.
Os alertas são integrados ao aplicativo da empresa, que traz relatórios individuais específicos do cliente, informações sobre as condições de operação das usinas solares e um canal de relacionamento com a empresa, entre outras informações. A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus clientes. Os que ocupam edificações menores – com gasto de até 1.000 kWh por mês – recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já clientes de maior porte podem verificar o montante usado online em qualquer lugar, via aplicativo.
O monitoramento do consumo é feito por meio de um sensor instalado no quadro elétrico do imóvel. A proposta é baseada em dados de pesquisa feita pela Energy Consumer Trust que comprovou que monitorar o próprio consumo permite que se reduza em até 15% a conta de luz. Com isso, a ideia é que a relação do cliente da Sun Mobi com a energia mude. A empresa de GD quer o cliente como protagonista e não como agente passivo neste processo. Segundo ele, vários clientes já obtiveram economias ainda mais significativas do que a indicada pela pesquisa.
O aplicativo da Sun Mobi permite o acompanhamento da parcela da cota mensal contratada pelo cliente já utilizada; da participação da energia solar no total de energia utilizado pelo cliente; dos créditos acumulados das emissões de CO2 evitadas graças ao uso de energia solar e equivalência em termos de quilômetros rodados com um veículo a gasolina; dos alertas aos clientes sobre o atingimento da cota mensal, envio de relatórios e variações significativas no consumo diário;
de lembretes para os clientes reduzirem desperdícios e gastarem menos; da geração das usinas da empresa; e dos canais de atendimento ao cliente.