Programa da Celesc ganha prêmio internacional

Troca de 1,7 mil motores antigos viabilizou economia energética equivalente ao consumo de 7,5 mil casas por um ano, sendo reconhecida pela Association of Energy Engineers (AEE)

A Celesc receberá o AEE International Awards, prêmio concedido pela Association of Energy Engineers (AEE) e que reconhece trabalhos desenvolvidos na área de Eficiência Energética em todo o mundo, em cerimônia virtual no próximo dia 14 de outubro. A empresa conquistou o título na categoria Projeto Inovador de Energia do Ano 2020, com o Programa Bônus Motor, que substituiu motores antigos por novos, mais modernos e eficientes, utilizando um sistema de bônus financeiro.

O Programa promoveu a substituição de mais de 1,7 mil motores e representou uma economia de energia anual de 18,64 GWh, o que corresponde ao consumo de, aproximadamente, 7,5 mil moradias no mesmo período. Em motores, foram vendidos R$ 14,8 milhões, dos quais R$ 5 milhões pagos pela Celesc. Já os clientes participantes obtiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.

O coordenador do projeto, Arthur Rangel Laureano, elencou o foco do programa em sistemas de força motriz, responsável por praticamente 30% do consumo de energia elétrica no Brasil, a utilização de um sistema de registro e comercialização acessível via internet e a percepção do bônus no momento da compra como fatores fundamentais no reconhecimento da AEE.