A Celesc receberá o AEE International Awards, prêmio concedido pela Association of Energy Engineers (AEE) e que reconhece trabalhos desenvolvidos na área de Eficiência Energética em todo o mundo, em cerimônia virtual no próximo dia 14 de outubro. A empresa conquistou o título na categoria Projeto Inovador de Energia do Ano 2020, com o Programa Bônus Motor, que substituiu motores antigos por novos, mais modernos e eficientes, utilizando um sistema de bônus financeiro.

O Programa promoveu a substituição de mais de 1,7 mil motores e representou uma economia de energia anual de 18,64 GWh, o que corresponde ao consumo de, aproximadamente, 7,5 mil moradias no mesmo período. Em motores, foram vendidos R$ 14,8 milhões, dos quais R$ 5 milhões pagos pela Celesc. Já os clientes participantes obtiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.

O coordenador do projeto, Arthur Rangel Laureano, elencou o foco do programa em sistemas de força motriz, responsável por praticamente 30% do consumo de energia elétrica no Brasil, a utilização de um sistema de registro e comercialização acessível via internet e a percepção do bônus no momento da compra como fatores fundamentais no reconhecimento da AEE.