No ano em que completa seus 16 anos de fundação, Associação Brasileira de Investidores em Autoprodução de Energia acaba de apresentar uma nova identidade de marca, com uma logo moderna, atual e que representa a evolução da entidade ao longo destes anos. Assim como a matriz elétrica brasileira, a associação vem passando por várias transformações importantes e ampliado a diversidade de suas fontes de geração, com destaque para as fontes renováveis.
A nova logomarca traz a tonalidade azul, representando a água e o vento, presentes nas fontes hídricas e eólica, respectivamente. As tonalidades de amarelo e laranja remetem à geração quente, em referência às fontes a Gás e Biomassa. Esta diversidade de fontes também está representada no formato da nova logomarca, que, ao mesmo tempo que traz a forma de uma gota, em referência às hidrelétricas, também faz lembrar a chama das térmicas. Além disso, o traçado retorcido, trata-se de uma alusão aos aerogeradores eólicos.
De acordo com o presidente da Abiape, Mário Menel, pensando no constante processo de mudança e modernização do mundo atual, algo que está presente também na associação, escolheu-se fazer o mesmo com a identidade de marca. Segundo Menel, por ser uma entidade que possui um forte apelo à sustentabilidade ambiental, foi decidido expressar isso na nova logomarca.