fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A superintendência de fiscalização dos serviços de geração da Aneel suspendeu nessa terça-feira, 22 de setembro, a operação comercial da pequena central hidrelétrica Passo do Meio, que soma 30 MW de potência entre quatro unidades geradoras instaladas na altura dos municípios de Bom Jesus e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Despacho nº 2.721.
Segundo o processo que corre na Agência, a PCH da Energética Campos de Cima da Serra Ltda, controlada da Brookfield Energia Renovável, sofreu uma “percolação no corpo do vertedouro da barragem, do tipo CCR soleira livre” no dia 24 de julho, desencadeando as ações previstas no Plano de Ação de Emergência da usina.
A partir desse episódio, algumas medidas foram tomadas para mitigação do risco de comprometimento da estrutura do barramento e redução das percolações identificadas, sendo uma delas o deplecionamento do reservatório à níveis mínimos, a partir de 12 de agosto, quando a empresa comunicou ao regulador a indisponibilidade prolongada de suas turbinas em função da manobra, sem dar nenhuma perspectiva para retorno.
Para a Aneel, a estratégia da Brookfield para recuperação da barragem também prevê a retirada de um dos blocos de concreto do vertedouro, “o que permitirá a defluência de vazões de recorrência decamilenar, o que, em termos práticos, descaracteriza a barragem e prejudica a geração das unidades enquanto durar a intervenção”.
Já a companhia afirma que está elaborando um projeto para recuperação do vertedouro, bem como a adequação de sua capacidade de descarga à vazão máxima estimada de 5.177 m³ /s, equivalente ao Tempo de Recorrência de 1.000 anos. Ademais, informa que a previsão de retorno das unidades dependerá do resultado das avaliações em campo e do cronograma das ações para recuperação da estrutura.